Cursos e Oficinas

A 2º andar oferece vários formatos de cursos e oficinas. Todos podem ser adaptados para cargas horárias e espaços distintos de acordo com o interesse da instituição e do público que se espera alcançar. O objetivo de todos os cursos é estimular a autonomia das pessoas em relação à moda em diversos níveis; que eles sejam capazes de desenvolver um pensamento crítico e avaliar os custos associados à grande indústria e ao modelo atual de fazer moda; oferecer uma alternativa de empoderamento pessoal e de modelo de negócios, que tenham um propósito relacionado à sustentabilidade como norte.

Veja aqui onde os cursos já acontecem. Se você se interessa em fazer algum deles no nosso ateliê na Tijuca ou quer levá-los para sua escola entre em contato.

– Oficina de Roupa Refeita

Na oficina de Roupa Refeita o aluno aprende que é possível modificar roupas que temos paradas no armário sem necessariamente dominar técnicas de costura. A partir de uma peça sem uso de cada aluno, avaliamos porque compramos tanta roupa, o que elas dizem sobre nós e porque passamos a tratar as roupas como bens descartáveis. Ao contrário, elas podem refletir nossa história e acrescentar muito ao nosso estilo pessoal e como nos apresentamos para o mundo. Os alunos aprendem técnicas simples de customização e upcycling que podem “resolver o problema” de uma roupa e fazer com que ela volte a ser usada. No processo, aprendemos sobre como as roupas são feitas e passamos a valorizar mais o ofício e as boas companheiras que as roupas podem ser. No final, o aluno sai com sua peça refeita por ele mesmo, de acordo com seu gosto e suas habilidades.

Carga horária sugerida: entre 3h e 6h

 

 

 

 


– Oficina Recorte e Descostura

A oficina de Recorte e Descostura é voltada para consumidor comum, que se vê perdido entre tantas opções no armário e com aquela sensação de nunca ter o que vestir. Através de técnicas de conhecimento e avaliação de estilo de vida, os alunos aprendem a identificar novas maneiras de usarem o que já tem, seja através de novas cominações de cores e estampas, seja através de pequenas modificações que podemos fazer apenas com tesoura e aplicações simples. O aluno sai do curso conhecendo melhor o seu estilo próprio e com armas para multiplicar o seu

guarda-roupa sem necessariamente comprar novas peças. Também conversamos sobre descarte correto e sobre como comprar peças realmente úteis.

Carga horária sugerida: entre 2h e 4h

 


– Costura de sobrevivência

Este curso é voltado para quem quer aprender a costurar a máquina mas não tem a menor idéia de por onde começar. Não é preciso conhecimento prévio de costura manual. Manejo básico da máquina caseira, bainha, ajustes simples e pequenas modificações para que você tenha mais autonomia para se aventurar em projetos simples.

Carga horária sugerida: entre 6h e 12h

 

 

 


– Customização de camisetas

Este curso é voltado para quem quer aprender como customizar camisetas para muito além das conhecidas customizações de carnaval. Aprendemos que a customização é uma ferramenta poderosa para transformar peças muitas vezes dadas como imprestáveis e que todos temos em quantidades muito maior do que precisamos. A partir de camisetas de malha usadas, os alunos aprendem diversos tipos de recortes e novos usos que modificam totalmente a modelagem desta peça. Os conhecimentos adquiridos nesse curso podem seu usados pelo aluno para trabalhar profissionalmente com customização de camisetas em diversos tipos de evento.

Carga horária sugerida: entre 3h e 12h

 

 


– Estamparia não ortodoxa

Neste curso os alunos aprendem diversas técnicas de estamparia manual e são incentivados a criar as suas próprias. Utilizando objetos do dia a dia, e com idéias inovadoras, o aluno aprende estampando peças sem uso, aumentando assim a sua vida útil. Composição de estampas, combinação de cores e texturas, criação de temas e famílias, e as tão temidas combinações de estampas, são alguns dos temas abordados.

As técnicas aprendidas podem ser depois utilizadas em negócios de moda ou para uso próprio.

Carga horária sugerida: entre 3h e 24h

 

 

 


– Laboratório de acessórios sustentáveis

Neste curso os alunos aprendem diversas técnicas acessíveis de upcycling, voltadas para confecção de acessórios. A partir de roupas usadas dos próprios alunos e outros materiais usados como embalagens plásticas, bijuterias antigas e sobras de aviamentos, desenvolvemos técnicas específicas para criar brincos, colares e pulseiras. Os alunos são incentivados a mesclar técnicas e criar as suas próprias metodologias, desenvolvendo a criatividade e o histórico que cada aluno quer imprimir no seu trabalho. Estudamos combinação de cores e estampas e materiais, ergonomia e funcionalidade.

Não é preciso conhecimento prévio de costura. As técnicas aprendidas podem ser depois utilizadas em negócios de moda ou para uso próprio.

Carga horária sugerida: entre 3h e 24h

 

 


– Customização e Upcycling

Neste curso os alunos aprendem de maneira mais aprofundada diversas técnicas acessíveis de customização e upcycling. A partir de roupas usadas dos próprios alunos, desenvolvemos técnicas específicas para cada tipo de tecido ou peça. Os mesmos são incentivados a mesclar técnicas e criar as suas próprias metodologias, desenvolvendo a criatividade e o histórico que cada aluno quer imprimir no seu trabalho. Estudamos combinação de cores e estampas, tecidos e moulage a partir de peças desconstruídas.

Não é preciso conhecimento prévio de costura. As técnicas aprendidas podem ser depois utilizadas em negócios de moda ou para uso próprio.

Carga horária sugerida: entre 12h e 36h

 

 


– Mentoria Sustentável para negócios de Moda

Este curso é voltado para alunos e profissionais de moda que já tem ou planejam ter um negócio de moda voltado para ética e sustentabilidade. Estudamos o processo histórico que nos trouxe a falar em sustentabilidade atualmente, a realidade dos processos no Brasil e no mundo e o que está disponível de maneira factível neste momento. O aluno é levado a refletir sobre seus propósitos pessoais como criador de moda, a viabilidade do seu produto ou serviço e a desenvolver um modelo de negócios levando em conta todos os parâmetros possíveis dentro da realidade de cada um e no caminho de uma moda mais sustentável.

Carga horária sugerida: 6h a 18h

 

 

 


– Moda Ética e Sustentável

Este curso é voltado para alunos e profissionais de moda que já tem ou planejam ter um negócio de moda voltado para ética e sustentabilidade. Estudamos o processo histórico que nos trouxe a falar em sustentabilidade atualmente, a realidade dos processos no Brasil e no mundo e o que está disponível de maneira factível neste momento. O aluno é levado a refletir sobre seus propósitos pessoais como criador de moda, a viabilidade do seu produto ou serviço e a desenvolver um modelo de negócios levando em conta todos os parâmetros possíveis dentro da realidade de cada um e no caminho de uma moda mais sustentável. Após a base teórica, o aluno levado a experimentar diversas técnicas de customização e upcycling em laboratórios de criação conjunto. A partir de roupas e outros materiais usados, o aluno experimentará diversas técnicas e desenvolverá as suas próprias, dentro do universo da desconstrução de peças usadas para transformá-las em novas roupas e acessórios, com história e identidade próprios. No fim do curso, o aluno terá que apresentar seu projeto de negócio sustentável, com informação visual, teórica e produtos finalizados.

Carga horária sugerida: entre 36h e 72h